terça-feira, 3 de abril de 2007

Trauma

Entende-se por trauma os processos que conduzem a lesões no corpo humano. Para se perceber melhor como estas forças provocam danos, tem de se ter presentes dois factores.

  • Energia
  • Anatomia


Energia

Assim é importante recolher informação sobre o tipo de agente envolvido “ velocidade dos intervenientes, deformação dos mesmos, espaço de imobilização, se utilizavam mecanismo de protecção como (cintos de segurança, capacetes, etc.) Fundamentalmente interessa obter resposta as seguintes questões:

  • Quem ou o quê e a que velocidade?
  • Em que local e como?

Estas respostas são fundamentais para percebemos que trocas de energia são que ocorreram.

A absorção de energia depende da quantidade energia envolvida e da área da superfície de contacto

Anatomia

Determinadas aéreas como o cérebro, a espinal-medula e os olhos, são especialmente vulneráveis a pequenas forças. Os tecidos moles, podem romper ou deformar na presença de pequenos traumatismo. Os tecidos firmes como ossos resistem a forças de maior intensidade.

Além da energia cinética envolvida no trauma é importante conhecer a região anatómica que sofreu o impacto para assim se preverem as lesões a encontrar e a sua gravidade ou seja, quais os danos possíveis alem dos perfeitamente visíveis. Os cuidados se emergência a prestar devem basear-se nas três fases do trauma.

  • Pré impacto.
  • Impacto
  • Pós impacto

Na fase do pré impacto, existem vários factores que vão condicionar a gravidade das lesões e consequentemente, os tipos de cuidados a prestar. Assim, doenças previas, ingestão de álcool ou drogas, traumatismos anteriores, são aspectos primordiais a ter em conta na abordagem do poli traumatizado.

A segunda fase e talvez a mais importante. A fase do impacto inicia-se assim que dois corpos sólidos colidem, estando um, ou ambos, em movimentos. Qualquer um deles pode ser o corpo humano. É nesta altura que ocorre uma troca de energia cinética. O impacto reflecte a absorção de energia cinética. Dependendo da direcção e da quantidade dessa energia, bem como da forma como ela é absorvida pelo corpo, este pode sofrer danos ou absorvê-la sem lesões significativas.

A fase de pós impacto diz respeito às lesões provocadas pela projecção do corpo após o impacto, ou seja, são lesões induzidas pela projecção do corpo ou dos seus órgãos de encontro às estruturas onde se encontra alojado.



Tipos de Trauma


Os tipos de trauma são:

· Trauma penetrante”aberto”

· Trauma fechado

Trauma penetrante – Este tipo de trauma encontra-se associado a feridas por armas de fogo, por armas brancas e pela projecção ou embate de objectos. O princípio baseia-se numa superfície de impacto reduzida e energia cinética elevada, condições que permitem ao objecto atravessar a superfície na qual embate.

Qualquer órgão ou parte do corpo pode estar envolvida neste tipo de trauma, dependendo do local atingindo e da absorção de energia cinética o que vai condicionar a profundidade da lesão. As lesões sofridas dependem mais uma vez da dimensão do objecto, da sua energia e do local atingido, podendo ir

desde a contusão até à fragmentação passando pela perfuração e ferida. Encontram-se associadas frequentemente a hemorragias externas e internas.

Trauma fechado – Este é o trauma encontrado quando o corpo sofre um impacto e não há alterações da continuidade da pele. Resulta habitualmente do impacto provocado por objectos cuja superfície é grande pelo que não penetram na pele, mas a energia envolvida provoca danos nos órgãos ou estruturas interna. Como se pode facilmente perceber, os órgãos mais atingidos são aqueles que constituem cavidades ocas ou estão alojadas em cavidades ocas.

Nos traumatismos fechados dois tipos de força podem encontrar-se envolvidos:

· Alterações bruscas de velocidade.

· Compressão.

Para finalizar convém reter a noção de que um politraumatizado grave for assistido numa unidade de saúde que possua meios necessários à sua estabilização, a possibilidade de sobrevivência é muito mais elevada, tendo algumas estatísticas revelado a descida desta taxa desde 1% por cada minuto perdido.

Está descrito que na primeira hora, hora de ouro – após o acidente a possibilidade de sobrevivência é elevada e quanto mais cedo forem aplicados os cuidados de saúde, maiores são as possibilidades de recuperação


Sem comentários: