sábado, 31 de março de 2007

A.V.C.

A.V.C.

“Acidente vascular cerebral”

(A.v.c) é uma situação de início brusco ou progressivo e corresponde ao aparecimento de sintomas neurológicos causados pela interrupção de circulação sanguínea no cérebro, com o consequente défice de oxigenação das cerebrais.

Fácil é perceber que perante um AVC o individuo fica privado, temporariamente ou definitivamente de muitas das suas capacidades, sabendo que:

ü As células nervosas não se regeneram;

ü Todas as células necessitam de oxigénio para sobreviver e executar a sua função;

ü O cérebro é o órgão que controla os movimentos, a memória, o equilíbrio do organismo, as funções vitais, a fala, entre muitas outras tarefas.

Tipo de A.V.C

Basicamente existem dois tipos de Acidentes Vasculares:

ü Isquémico: aquele que é produzido pela oclusão de um vaso sanguíneo provocando um défice de oxigenação cerebral a jusante de obstrução. Esta obstrução pode ser provocado por um trombo (obstáculo que se forma no local) ou por um embolo (quando o obstáculo se desloca na corrente sanguínea até encravar num vaso de pequeno calibre)

ü Hemorrágico: aquele que é produzido pelo rompimento de um vaso sanguíneo cerebral, do qual resultam duas situações em simultâneo, por um lado o sangue não passa porque o vaso sanguíneo não está integro, por outro lado o sangue derramado provoca uma irritação local inflamatória com consequente sofrimento das células nervosas e edema.

O A.V.C, tem como causa doenças cardiovasculares, sendo muitas vezes desencadeados por complicações de hipertensão e de ateroesclerose.

Os AVC, apresentam quase sempre, sintomas neurológicos reflectindo-se principalmente a nível motor e sensitivo, com o aparecimento de paralisias e “formigueiros”, numa só metade do corpo.

Quando esta situação se instala, é acompanhada de alterações da consciência que podem ir desde uma desorientação transitória até à instalação do coma, mais ou menos profundo.

Outros sinais e sintomas podem surgir, entre os quais se destacam:

ü Dores de cabeça intensas;

ü Alterações circulatórias e ventilatórias;

ü Elevação da temperatura e convulsões.

Causas de A.V.C

O AVC surge a corrente sanguínea, a nível cerebral, é reduzida ou bloqueada (trombose ou embolia), ou ocorra a ruptura de um vaso sanguíneo no território cerebral (hemorragia)

De um modo geral, esta situação é desencadeada pela aterosclerose (formação de placas de gordura no interior dos vasos sanguíneos, denominadas placas de ateroma) e podem originar três tipos de situações:

Trombose cerebral

A maioria dos acidentes trombóticos, resulta da acumulação de placas de ateroma nas paredes dos vasos, especialmente nas suas bifurcações e curvas. Esta situação vai impedir ou reduzir a progressão do sangue e irrigação das células localiza a montante desse trombo resultando diminuição de oxigenação das mesmas.

Embolia Cerebral

O acidente embólico sucede quando pequenos êmbolos da circulação cardíaca ou cerebral se deslocam e se alojam em pequenos vasos, ocasionando o seu bloqueio e consequentemente o aporte sanguíneo às células cerebrais que se encontram a montante dessa obstrução.

Hemorragia Cerebral

A hemorragia intracerebal resulta, a maior parte das vezes, por rotura de um vaso cerebral, pois o vaso afectado pela aterosclerose, torna-se rijo e perde a sua elasticidade, acabando por não resistir à pressão da passagem do sangue, nomeadamente nas situações em que ocorre picos hipertensivos. Esta hemorragia espalha se pelo tecido cerebral, afectando todo o mecanismo normal de oxigenação cerebral, nas áreas vizinhas.


Sem comentários: