quinta-feira, 12 de abril de 2007

Síncope ou Desmaio.

È a perda temporária, súbita e breve da consciência e consequentemente da postura, devido a isquémia cerebral transitória generalizada (redução na irrigação de sangue para o cérebro).

Secundária a factores cardíacos (arritmia cardíaca e/ou cardiopatia obstructiva) ou mais frequentemente devido a alteração da resposta neuromediada do sistema nervoso autônomo que controla a pressão arterial e a frequência cardíaca. No caso de síncope neuromediada, o indivíduo pode apresentar: palidez, tontura, fraqueza, sudorese aumentada, visão turva e mais raramente, convulsões e perda involuntária de fezes e urina. O doente recupera rápidamente a consciência após a queda, pois existe de novo retorno de sangue ao coração que estava sequestrado nos membros inferiores.

Síncope é um problema frequente, sendo responsável por aproximadamente um a seis por cento de todas as admissões hospitalares. Cerca de 30% das pessoas têm pelo menos uma síncope nas suas vidas e em 40% existe recidiva, sobretudo após os primeiros 12 meses após o primeiro episódio.

O termo "desmaiar" ou "desfalecer" é sinónimo de síncope (termo médico). Síncope pode acontecer devido a muitas causas, e diagnosticar a causa exacta pode ser difícil.

A causa mais frequente de síncope é a neuro mediada ou vasovagal e o seu diagnóstico faz-se pelas características clínicas e confirma-se pela reprodução de sintomas no teste de tilt.

Falta de ar ou Dispneia

È um sintoma no qual a pessoa tem desconforto para respirar, normalmente com a sensação de respiração incompleta.

É um sintoma comum a um grande número de doenças, em especial na área da cardiologia e pneumologia.

A falta de ar é percebida pelo cérebro. Qualquer situação que leve à diminuição de aporte de oxigénio às áreas responsáveis pelo controle da respiração gera este sintoma. Pode ser por:

  1. Diminuição do oxigénio do ar ambiente.
  2. Obstrução das vias aéreas.
  3. Diminuição da difusão do oxigénio das vias aéreas para o sangue.
  4. Diminuição da capacidade do sangue transportar oxigénio.
  5. Diminuição da circulação do sangue.

Sem comentários: