A emergência médica pré-hospitalar existe para salvar vidas.
O que devo fazer em situação de emergência? Que número de telefone devo usar?
Deve de imediato alertar os serviços competentes, o que em Portugal, à semelhança dos países da UE, é feito através do número 112. Esta chamada é gratuita.
Que informação devo dar à pessoa que atende o telefone de emergência?
Deve informar, de forma simples e clara:
- O tipo de situação (doença, acidente, parto, etc.);
- O número de telefone do qual está a ligar;
- A localização exacta e, sempre que possível, pontos de referência;
- O número, o sexo e a idade aparente das pessoas a necessitar de socorro;
- As queixas principais e as alterações que observa;
- A existência de qualquer situação que exija outros meios para o local, por exemplo, libertação de gases, perigo de incêndio, etc.
Desligue o telefone apenas quando o operador indicar. É importante lembrar que o 112 é o número europeu de emergência, sendo comum, para além da saúde, a outras situações, tais como incêndios. A chamada será atendida por um operador da Central de Emergência, que enviará os meios de socorro apropriados. Em determinado tipo de situações poderá transferir a chamada para o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM.
Qualquer pessoa pode aprender a socorrer?
Até uma criança pode aprender gestos simples que salvam.
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