sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Carvão ativado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O carvão activado é uma forma de carbono puro de grande porosidade, que contém micro-poros que adsorvem moléculas, contudo sem modificar a composição química do produto tratado.

O carvão activado tem a capacidade de colectar selectivamente gases, líquidos ou impurezas no interior dos seus poros, apresentando portanto um excelente poder de clarificação, desodorização e purificação de líquidos ou gases.

Este tipo de carvão é obtido a partir da queima controlada com baixo teor de oxigênio de certas madeiras, a uma temperatura de 800°C a 1000°C, tomando-se o cuidado de evitar que ocorra a queima total do material de forma a manter sua porosidade.

Os usos mais comuns para o carvão activado são a adsorção de gases (na forma de filtros) e no tratamento de águas, onde o carvão se destaca por reter nos seus poros impurezas e elementos poluentes. É utilizado em diversos ramos das indústrias química, alimentícia e farmacêutica, da medicina e em sistemas de filtragem, bem como no tratamento de efluentes e gases tóxicos resultantes de processos indústriais.

Aplicações médicas

O uso de carvão activado é considerado hoje um dos mais eficientes tratamentos em casos de intoxicações, sobretudo quando o socorro é tardio.

O carvão activado actua adsorvendo a substância tóxica e diminuindo a quantidade disponível para absorção pelo sistema digestivo. Os seus efeitos colaterais são mínimos. A substância tóxica retida nos poros do carvão ativado acaba por ser eliminada junto dele nas fezes.

Sem comentários: