sexta-feira, 20 de abril de 2007

PACEMAKER

O Pacemaker é um tratamento para ritmos cardíacos perigosamente baixos. Sem esse tratamento um ritmo baixo pode criar confusões, tonturas, perda de conhecimento, cansaço e até a morte.
Os ritmos cardíacos lentos podem ter origem em anomalias metabólicas ou ser o resultado de bloqueios no sistema de condução cardíaco. Estas anomalias podem ser corrigidas voltando-se a apresentar um ritmo normal. Por vezes o ritmo cardíaco baixo pode resultar de medicação. Neste Caso, ao parar de tomar a medicação ou reduzir a dose pode corrigir o problema.
Noutros casos os danos são irreversíveis por qualquer razão obrigando algumas pessoas a necessitarem de medicação de forma a prevenir problemas mais graves. No entanto essa medicação poderá ter como contra-indicação o facto de causar ritmos baixos. Assim sendo se não existir uma medicação que possa aumentar o ritmo a solução será o Pacemaker. Implantar um Pacemaker é uma cirurgia simples. Não é uma operação complicada ao coração. Após uma semana depois da implantação de um Pacemaker, a maioria das pessoas, volta ao seu estilo de vida prévio, com poucas ou nenhumas limitações.

REANIMAÇÃO CARDIO-RESPIRATÓRIA

A paragem Cardio-respiratoria (PCR) é a principal causa de morte de milhares de pessoas em todo o mundo. Muitas
destas mortes poder-se-iam evitar se as vitimas fossem socorridas correctamente e em tempo útil.
As causas de PCR no ser humano são múltiplas variando de acordo com a idade. Nos adultos a maior parte das
mortes súbitas é provocada por ataques cardíacos. Nas crianças as situações de obstrução da via aérea por corpos
estranhos, secreções, água ou outros são as principais responsáveis pelas PCR.
Quando se presencia uma situação de PCR ou de risco significativo de PCR, depende da capacidade da
testemunha de ajudar convenientemente a vítima, a possibilidade ou não de esta recuperar em condições que lhe
permitam manter a qualidade de vida anterior ao acidente. A probabilidade de um cidadão testemunhar um
episódio de PCR é tanto maior, quanto maior for a convivência com a vítima (membros da família, amigos, colegas
de trabalho).

Paragem Cardio-Respiratória (PCR)


As situações de paragem cardio-respiratória são as que envolvem maiores riscos de vida pois podem ocorrer a qualquer pessoa, em qualquer lugar a qualquer momento. Nestas situações, a gestão do tempo é o factor mais importante para salvar a vida da vítima, o que significa
que é essencial que a primeiras pessoas a chegar ao local estejam devidamente equipadas com os dispositivos correctos.

A PCR é causada por um mau funcionamento eléctrico que faz com que o coração deixe de bater a um ritmo normal. Assim, um impulso eléctrico deve ser aplicado rapidamente para restaurar o ritmo normal do coração, sendo a desfibrilhação o único tratamento eficaz. A probabilidade de vida é tanto maior quanto menor o intervalo entre a fibrilhação ventricular e a desfibrilhação. A taxa de sucesso atinge os 90% quando a desfibrilhação ocorre no primeiro minuto, diminuindo à razão de 7 a 10% por minuto até ser menor do que 5% depois de 12 minutos de paragem.

Sem comentários: