terça-feira, 20 de março de 2007

Cólica Renal

Cólica Renal

Caracteriza-se por uma dor aguda intensa, com origem no tracto urinário superior. A sua principal causa são os cálculos (pedras) urinários. A prioridade do tratamento é o alívio imediato da dor. O que é a urina produzida nos rins é transportada até à bexiga pelos uréteres. Estes canais têm uma parede muscular contráctil e distensível. Quando, por algum motivo, ocorre obstrução do fluxo de urina em qualquer ponto deste trajecto, os músculos da parede do uréter contraem-se, procurando empurrar o obstáculo; a urina acumula-se a montante (acima) da obstrução, com consequente distensão dessa porção do uréter e da cápsula que envolve o rim. Surge assim uma dor aguda, intensa, tipo cólica, denominada cólica renal.

Quais as causas Existem várias causas para o aparecimento de cólica renal:

  • Cálculo (pedra) urinário.
  • Coágulos de sangue.
  • Compressões extrínsecas do ureter, por exemplo, por tumores de estruturas anatómicas vizinhas, ou por estenoses cicatriciais (diminuição do calibre do ureter por cicatrização) pós-cirúrgicas.
  • Obstrução do ureter por tumores da sua parede.

Quais os sintomas A cólica renal caracteriza-se pelo aparecimento de dor lombar forte, tipo cólica, de início súbito, geralmente unilateral, que irradia em direcção à bexiga e/ou à virilha. Esta dor não alivia com nenhuma posição, estando o doente muito agitado e procurando encontrar alívio posicional. Frequentemente surgem náuseas e/ou vómitos.

Por vezes, o doente encontra-se pálido, suado e com a pulsação muito acelerada. Em alguns casos, a localização do cálculo é muito baixa, desencadeando sintomas urinários, como por exemplo, ardor ao urinar (disúria), aumento do número de micções (polaquiúria) e sensação de esvaziamento incompleto da bexiga.·
Quando o médico faz a punho a percussão da região lombar ao nível dos rins (bater com o punho fechado sobre as costas, na zona onde se localizam os rins), surge dor ainda mais intensa (Murphy renal positivo). Por vezes, há dor quando se palpa o abdómen. Pode surgir sangue na urina.·


A eliminação da obstrução alivia de imediato a dor.

Sem comentários: